A Brigada Militar (BM) prendeu na manhã desta quarta-feira (30) um homem por suspeita de tentar resgatar os criminosos que atacaram um banco e uma lotérica em Vespasiano Corrêa, no Vale do Taquari. Parte do bando estaria embrenhada em matagais, onde são realizadas buscas pelos policiais, inclusive com uso de um helicóptero.
Na noite de terça-feira (29), dois suspeitos de terem participado do roubo foram mortos em confronto com a polícia e um terceiro foi preso no interior de Muçum. Parte do dinheiro roubado foi recuperado.
Segundo o comandante da BM no Vale do Taquari, coronel Ricardo Hofmann, o homem preso nesta manhã estava em um Ford Ka. Ele foi abordado pelos policiais militares, que realizam barreiras em diversos pontos da região. A BM acredita que até três criminosos possam estar embrenhados nos matos. O suspeito, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Lajeado.
— Ele acabou confessando aos policiais que tinha recebido uma ligação para ir resgatá-los _ afirma o comandante.
Mais uma equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi encaminhada para a região para auxiliar nas buscas, além de um helicóptero do Batalhão de Aviação da BM. Durante a terça-feira chegaram a ser utilizadas duas aeronaves na procura pelos assaltantes. Por volta das 20h30min, a BM entrou em confronto com um grupo que seguia por uma estrada da localidade de Linha Santa Lúcia, no interior de Muçum. Dois deles, ainda não identificados, acabaram mortos. Um terceiro, natural de Porto Alegre, não resistiu à prisão e foi preso. Os outros escaparam pelos matagais.
— Quando começou a escurecer eles não ouviram mais o som do helicóptero e saíram para a estrada. Eles acharam que tinham andado bastante já, mas tínhamos uma barreira bem avançada, com um efetivo maior. Aquele que se entregou foi preso. Os outros que atiraram foram alvejados — relata Hofmann.
Foram apreendidos três coletes balísticos, um fuzil AR15, duas pistolas, uma espingarda calibre 12 e um revólver, além de munições. Em duas mochilas os policiais encontraram uma quantia em dinheiro, que acreditam ser parte do valor roubado.
Ainda segundo o coronel, os policiais tem circulado pelas propriedades para orientar os moradores a informarem qualquer movimentação suspeita na região.
— A população tem nos ajudado muito nesse sentido. Aquele primeiro confronto que tivemos na madrugada quem nos confirmou o local onde eles estavam foram os moradores, que viram o carro passando.
Após esse confronto na madrugada de terça os criminosos abandonaram dois veículos e se embrenharam nos matos. Não há previsão de encerramento para as buscas.
Criminosos usaram explosivos, miguelitos e maçarico
O ataque a agência do Banrisul de Vespasiano Corrêa, município de cerca de 2 mil habitantes, ocorreu na madrugada de terça-feira (29). Quatro a cinco homens armados e encapuzados invadiram o banco, na Avenida Professor Sérgio Beninho Gheno, por volta das 2h.
Os criminosos arrombaram o caixa eletrônico, com uso de maçarico, e o cofre, com alavancas de ferro. Os bandidos ainda teriam tentado detonar explosivos, mas não conseguiram detonar os artefatos. O condutor de um caminhão, que passava pelo local, foi rendido pelos bandidos. Eles obrigaram a vítima a manter o caminhão atravessado na pista.
Após deixarem o banco, os bandidos ainda arrombaram uma lotérica, que fica ao lado da agência. Para a fuga eles usaram uma Space Fox e uma Meriva, que acabaram sendo abandonadas após confronto com a BM. Os criminosos espalharam miguelitos (ferros retorcidos) no trajeto para tentar escapar. O Instituto Geral de Perícias (IGP) esteve no local.