A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que uma dupla foi responsável pelo ataque a banco ocorrido na madrugada desta quinta-feira (17) em Santana da Boa Vista, pequeno município de cerca de 8 mil habitantes do sul do Estado. Eles abriram com dinamite dois caixas eletrônicos do Banrisul e fugiram em direção a Capela de Santana. O dinheiro dos dois equipamentos foi levado.
O delegado de Caçapava do Sul, Fabricio de Santis, responsável também por Santana da Boa Vista, acompanhou o primeiro atendimento. Ele diz que ainda não se sabe a quantia roubada e nem qual o veículo foi usado na fuga.
— Nós vamos conversar com a gerência do banco e avaliar se há câmeras de segurança para saber quanto foi roubado e como eles fugiram — disse o delegado.
Uma equipe da Delegacia de Roubos Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) está na cidade e vai assumir a investigação. Segundo o delegado João Paulo de Abreu, a análise preliminar apontou que não houve disparos de arma de fogo, nem reféns, e não foram identificadas testemunhas.
— Eles não conseguiram acessar o cofre. Só teriam levado o dinheiro dos caixas eletrônicos — disse.
O delegado aguarda a chegada de uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) e do Gate para confirmar se não ficou nenhum explosivo no interior da agência. Um carro foi encontrado abandonado nas proximidades de Encruzilhada do Sul, e a suspeita é de que o veículo tenha sido usado pelos criminosos.
O efetivo da Brigada Militar de municípios da região está fazendo buscas, mas até o momento ninguém foi preso. Informações que possam levar à identificação e localização dos suspeitos podem ser enviadas pelo Disque-Denúncia: 0800.510.2828.
O ataque ocorreu por volta das 4h. A Brigada Militar foi avisada do crime e teve de enviar uma guarnição de outra cidade, já que em Santana da Boa Vista não havia efetivo em serviço. Quando os policiais chegaram, a quadrilha já não estava no entorno do banco.
O crime desta madrugada repete o ocorrido no município em outras cinco oportunidades. Balanço de GaúchaZH mostra que a mesma cidade teve um banco explodido em em 2016, dois em 2015 e um em 2014. Em todo o Estado, este é o 21º banco atacado em 17 dias de maio de 2018.