Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Bento Gonçalves e um em Caxias do Sul na manhã desta quinta-feira (17) em uma operação nacional de combate à pedofilia. As ações na Serra fazem parte da operação Luz na Infância 2, deflagrada em 24 estados e no Distrito Federal. Nesta sexta-feira (18), é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Em todo o Brasil, cerca de 2,6 mil policiais civis foram às ruas para cumprirem 500 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. No Rio Grande do Sul, pelo menos 18 pessoas foram presas em flagrante no cumprimento de 43 mandados de busca e apreensão em 23 cidades. São mais de 200 policiais mobilizados no Estado.
Em Caxias do Sul, de acordo com o delegado Caio Márcio Fernandes, da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em uma residência. A pessoa investigada não estava no local. Os policiais apreenderam dois celulares e um videogame. O material apreendido será periciado.
Já em Bento Gonçalves, conforme a delegada Deise Ruschel, da Delegacia da Mulher, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Nos endereços, foram apreendidos um computador, um tablet, dois celulares e pen drives. Os equipamentos também serão periciados.