Policiais Civis realizaram na manhã desta quarta-feira (9) operação para desarticular a aliança entre exploradores de jogos de azar e uma facção criminosa que tem base no Vale do Sinos. Foram cumpridos 55 mandados judiciais e, segundo a última informação da Delegacia de Polícia de Sapiranga, responsável pela investigação, sete suspeitos haviam sido presos até as 13h.
Os agentes realizaram a ação em Sapiranga, Campo Bom e São Leopoldo, no Vale do Sinos, e em Caxias do Sul, na Serra. Segundo a investigação, donos de máquinas caça-niqueis se aliaram a integrantes da facção que, no início do ano passado, comandou a escavação de um túnel para fuga em massa do Presídio Central. Dos 55 mandados judiciais, 21 são de prisão, 33 são de busca e apreensão e um é de bloqueio de contas dos 21 investigados.
A partir dessa aliança, foram cometidos os crimes de homicídio — principalmente de exploradores de jogos de azar que tiveram os pontos tomados pelos criminosos — roubos e lavagem de dinheiro. Mais de 40 veículos foram apreendidos. Em algumas execuções, os bandidos usarem camisas semelhantes às da Polícia Civil.