A delegada Elisa de Souza, titular da 6ª Delegacia de Homicídios de Porto Alegre, indiciou por homicídio e por três tentativas de homicídio quatro suspeitos de um crime ocorrido em 16 de janeiro deste ano na Rua Madre Brígida Pastorina, no bairro Santa Tereza, zona sul da Capital.
Naquele dia, houve uma troca de tiros entre traficantes que disputam pontos de venda de drogas na localidade. Quatro moradores, incluindo um adolescente de 14 anos, que passavam pela rua no momento foram atingidos por balas perdidas – um deles morreu, e os outros três ficaram feridos.
A Polícia Civil concluiu o inquérito e o remeteu à Justiça com o indiciamento dos quatro investigados, que já tiveram a prisão preventiva decretada. No entanto, os agentes ainda fazem buscas na tentativa de encontrar o único foragido. Ele foi identificado como Fabrício Carneiro Duarte, 22 anos. Os presos são Jean Pierre de Almeida Machado, 20 anos, Romar Gonçalves Gomes, 20 anos, e João Vitor Rissi da Costa, 19 anos. Estes dois últimos foram presos no início do ano. Na tarde desta terça-feira (10), Jean Pierre foi preso na Rua Curupaiti, no bairro Cristal, também na Zona Sul.
Segundo a delegada Elisa, uma guerra entre duas facções ocorre há mais de três meses por pontos de venda de drogas na chamada Vila Pantanal, no bairro Santa Tereza.
— Os autores pertenciam ao antigo grupo que dominava o comércio ilegal de drogas na comunidade conhecida como Pantanal e, conforme apurado nas investigações, os disparos efetuados acertaram quatro pessoas, sendo estas apenas moradores da localidade, sem qualquer envolvimento com a criminalidade — destaca.
A delegada também ressalta que há outros sete inquéritos sobre homicídios e tentativas de homicídio ocorridos na região envolvendo vítimas atingidas por balas perdidas devido à guerra do tráfico.