Na esperança de encontrar vestígios que levem ao paradeiro da menina Naiara Soares Gomes, sete anos, grupos voluntários se formaram e ganharam força nas ruas de Caxias do Sul.
Em períodos distintos do dia, dezenas de pessoas angustiadas com o desaparecimento da criança, que sumiu na última sexta-feira (9), quando ia para escola, saem à procura da garota.
A comoção em torno do caso chega a bairros distantes de onde Naiara foi vista pela última vez, no bairro Esplanada. Moradores do Planalto, Cidade Nova, Fátima e da região central têm se deslocado até matagais da cidade em busca da menina.
Até mesmo pessoas de municípios vizinhos como, por exemplo, Bento Gonçalves, Farroupilha e Nova Petrópolis querem ajudar a encontrar a criança.
— Temos recebido apoio e ajuda de muitas pessoas. A mobilização é grande, já recebemos recados de gente que mora em cidades ao redor de Caxias dizendo que estão atentos também. É uma união de forças para encontrar ela. A Naiara precisa voltar, precisa aparecer logo — diz Adrieli Gomes, prima da menina e que na tarde desta quarta-feira (14) fixava cartazes por diversos pontos de Caxias.
Nas redes sociais, pessoas estão mobilizadas por meio de grupos no WhatsApp e no Facebook. É por meio dessas plataformas que as ações de busca e outras mobilizações são articuladas.
Somente no grupo "Corrente do bem volta Naiara Soares Gomes", no Facebook, mais de mil pessoas compartilham informações e organizam atos.
Na tarde desta quarta-feira (14), uma dezena de pessoas se encontrou em frente a um mercado no bairro Esplanada e fez buscas em áreas verdes de vários pontos da zona sul da cidade.
— Tenho dois filhos e era praticamente impossível ficar em casa sem fazer nada para encontrar a menina. Não a conheço e nem a sua família, mas me juntei com o grupo para ajudar. Conheço a região onde moro, sei de matagais. Nessas horas qualquer ajuda verdadeira tem seu valor — conta a moradora do loteamento Adamatti, Suelen Bonetti dos Reis, 34 anos, que decidiu também ajudar na localização da Naiara.