A Polícia Civil prendeu em flagrante na madrugada desta quinta-feira (8) três traficantes em um ponto de venda de drogas no bairro Mathias Velho, em Canoas. Durante o monitoramento dos agentes da 1ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), descobriu-se que os criminosos usavam um menino de 10 anos de idade para fazer entrega de entorpecentes para os usuários.
Segundo o delegado Guilherme Calderipe, além da venda direta no local, os traficantes faziam tele-entrega. A criança era utilizada para não chamar a atenção de moradores e da própria polícia. O caso será encaminhado para o Conselho Tutelar do município após a identificação do menino. A polícia não divulgou os nomes dos presos e também, para não incentivar medidas semelhantes, valores pagos à criança. No ponto, que foi desativado, foram apreendidas porções de maconha e crack, além de munição, duas armas, um revólver e uma espingarda, e material para embalagem de drogas. Uma das armas era roubada e a outra não tinha procedência.
– A situação envolvendo a criança será apurada no decorrer do inquérito policial – afirma Calderipe. Embora já tenha existido situação com envolvimento de menores de 18 anos, é diferente com essa idade (10 anos) e com a forte suspeita de participação ativa no esquema – ressalta Calderipe.