Um ladrão que assaltou 13 passageiros de lotação na área central de Porto Alegre foi preso por uma força-tarefa da Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (16), no bairro Partenon, na Zona Leste. Todos os crimes ocorreram em pouco mais de um mês, entre fevereiro e início de março. Uma das vítimas foi abusada sexualmente dentro de um dos coletivos durante o roubo.
O homem de 40 anos, que não teve o nome revelado pela polícia, agia de forma discreta para não chamar a atenção dos motoristas, mas todos os 13 roubos foram flagrados em imagens de câmeras de segurança. O criminoso, com vários antecedentes por roubos e um por latrocínio, agia armado, às vezes, com violência e ainda ameaçava as vítimas. Uma delas teve a arma apontada para a cabeça enquanto era abusada sexualmente. Este caso está sendo investigado pela 15ª Delegacia de Polícia.
- O ladrão agia em áreas de grande circulação de passageiros e pela noite. Ele entrava nos coletivos como se fosse mais um passageiro, atacava geralmente mulheres que ficavam nos últimos bancos e não chamava a atenção dos motoristas. Depois do roubo, saía como se nada tivesse ocorrido. Se não fosse a denúncia das vítimas e as câmeras, ninguém saberia da ação deste bandido - afirma o delegado Alencar Carraro.
Carraro relata que apreendeu na casa do investigado um veículo, um par de tênis que ele usou praticamente em todos os crimes, 1,5 quilo de cocaína, 459 comprimidos de ecstasy, dinheiro e uma balança de precisão. No local, ainda foram localizados seis celulares e objetos que provavelmente foram roubados dos passageiros.
A arma usada nos assaltos foi apreendida na Vila Cruzeiro, na zona sul de Porto Alegre, em uma ação paralela. A companheira dele, que guardava o revólver, foi presa em flagrante. Carraro diz que fará um reconhecimento do preso com todas as 13 vítimas.