Vera Gonçalves tem 56 anos e é a mais velha de seis irmãs. Nascida em São Luiz Gonzaga, está radicada há décadas em Santa Maria, onde casou com Gilberto Mendes há mais de 30 anos. Na manhã deste sábado, ela, o marido e o filho mais novo foram vítimas de um atirador que invadiu o apartamento da família. Vera levou dois tiros e foi encaminhada ao hospital onde passa por cirurgia. Gilberto e o adolescente morreram.
Segundo uma das irmãs dela, Ana Lúcia Gonçalves, 53 anos, Vera trabalha como cuidadora de crianças em uma casa de família. Ela e o marido moravam no apartamento onde ocorreu a tragédia havia cerca de quatro anos. O imóvel é alugado.
— Estou apavorada. Não sei o que vai ser dela quando souber que eles morreram — comentou Ana Lúcia nesta tarde de sábado.
Enquanto estava trancada em um quarto do apartamento, com o assassino ainda lá, Vera enviou mensagens para o celular do genro de Ana Lúcia. A partir do alerta dele, Ana Lúcia telefonou para a irmã, mas logo se deu conta de que não era uma boa ideia e interrompeu a chamada. Enviou então uma mensagem, perguntando o que estava acontecendo.
— Ela respondeu que estava com um ladrão em casa e que estavam todos baleados. E colocou assim: "Acho que ele matou o Beto". Ela disse também para a gente avisar o Felipe (filho do casal) para não entrar em casa — conta a irmã.
Ana Lúcia pediu que Vera mandasse o endereço do apartamento por mensagem e acionou a polícia. O marido dela correu até a casa das vítimas e, minutos depois, informou que os policiais já estavam lá. Contou também das duas mortes, do cunhado e de um dos sobrinhos de Ana Lúcia, Gabriel.
— Foi assustador. Estou tremendo até agora — relata a irmã.
Segundo ela, antes de trabalhar no Restaurante Caixeiral,Gilberto Mendes, 62 anos, havia sido garçom no restaurante La Cave.
— Ele era muito conhecido na cidade. Era cuidadoso e rápido — conta a cunhada.
Também popular era Felipe, o filho que não estava em casa na hora do crime. Artista circense, ele é definido por Ana Lúcia como "o palhaço da cidade". Gabriel, 16 anos, o filho que morreu, era estudante. O terceiro filho do casal, Matheus, 30 anos, é o único que não morava com os pais.