Um incêndio considerado pelo Corpo de Bombeiros como de grandes proporções atingiu a ala do semiaberto da Penitenciária Estadual Modulada de Osório, no Litoral Norte, na madrugada desta quinta-feira (22). As chamas no módulo 1 da casa prisional tiveram início por volta das 4h30min e só foram consideradas controladas pouco antes das 7h.
Conforme agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), três presos foram levados a hospitais depois do incêndio — dois deles teriam inalado fumaça e um terceiro teria tido problemas cardíacos ao perceber o incêndio. Eles foram levados por ambulâncias até hospitais da região. Não há relatos de agentes da Susepe ou da Brigada Militar feridos.
Um vídeo gravado por agente da BM mostra as altas chamas no módulo do presídio, que teve graves danos. O Instituto-Geral de Perícias foi chamado no local para avaliar se as chamas foram provocadas por detentos ou causadas por alguma pane elétrica.
Após o incêndio, 123 presos estão aguardando por vagas no pátio da penitenciária. Não há definição sobre o que será feito com eles.