Um homem de 59 anos foi preso em flagrante nesta sexta-feira (16) por furtar a caixinha de dinheiro de uma igreja em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo. Conforme o delegado Anderson Faturi, o homem foi flagrado por câmeras de vigilância da igreja. Este é o quarto furto do criminoso desde outubro do ano passado. No total, foram furtados R$ 1.500 — R$ 141 após a missa do início da manhã desta sexta.
As câmeras foram instaladas em janeiro, após o pároco da igreja desconfiar que estavam sendo furtados. O homem agia depois da missa. Ele pedia para rezar no altar e entrava na sala paroquial onde ficava o dinheiro.
Conforme a investigação, uma comparsa ligava para o pároco para distraí-lo no momento dos furtos. No vídeo é possível ver o homem entrando na sala e levando a caixinha de recolhimento.
Em depoimento para a polícia, o homem assumiu os crimes. Ele “pescava” o dinheiro com um material feito de plástico, uma vez que a caixinha era chaveada. Depois de pegar o dinheiro, ele devolvia a caixinha ao mesmo local.
A identidade do homem não foi divulgada. Ele foi preso por furto qualificado e encaminhado ao presídio de Rio Pardo — a pena para este tipo de crime é de dois a oito anos de prisão, conforme o delegado Faturi.
A comparsa também se apresentou à polícia e foi liberada após depoimento.