Um idoso de 73 anos foi atingido por um tiro em uma das pernas durante um tiroteio entre policiais militares e criminosos nas proximidades do Hospital Centenário, em São Leopoldo, no Vale do Sinos, pouco depois das 7h desta sexta-feira (16). Ele estava dentro de um ônibus, indo para a região central da cidade, quando foi atingido pela bala perdida.
A vítima foi socorrida consciente e levada para o Hospital Centenário, onde recebeu atendimento. Conforme a assessoria de imprensa da instituição, o estado de saúde é estável e ele não corre risco de vida.
O tiroteio teve início quando três criminosos tentaram executar um detento do semiaberto que saia do Instituto Penal de São Leopoldo - que fica quase em frente a instituição de saúde. Os bandidos teriam atirado com duas armas contra o homem, que foi atingido por três tiros, sobreviveu e está internado em estado estável. O nome não foi informado. Um policial do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) que estava fazendo o policiamento no Hospital Centenário decidiu reagir.
De acordo com a BM, "diversos disparos" foram feitos durante a troca de tiros entre o policial, que recebeu ajuda de outros PMs, e os bandidos. O tiroteio teve fim quando um dos atiradores, um adolescente de 16 anos, foi baleado no abdômen, momento em que os comparsas anunciaram a rendição. O suspeito baleado também foi levado para o Hospital Centenário. A assessoria de imprensa da instituição diz que o estado dele é grave.
Os outros dois suspeitos foram presos. Os nomes não foram divulgados.
O comandante do 25º BPM, tenente-coronel Carlos Daniel Coelho, classificou como excelente a ação dos PMs:
— Contiveram a tentativa de homicídio, prenderam meliantes, atenderam as pessoas feridas e estão apresentando os dados na DP. É a ocorrência ideal.