Na semana que antecede as matrículas e o começo das aulas na Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan, em Santa Maria, a sede da EMAET foi furtada. Os bandidos levaram, entre a noite de sábado (17) e a madrugada de domingo (18), 15 computadores, frigobar, micro-ondas, cafeteiras, caixas de som e outros equipamentos da instituição.
Conforme uma das professoras da escola, Nice Dias, nesta semana a comunidade escolar irá se reunir para tentar evitar o atraso no prazo de matrículas. Na próxima semana, também iriam voltar as turmas avançadas – para veteranos da instituição. Para novos alunos, as aulas começariam na primeira segunda-feira de março.
A escola oferece, gratuitamente, aulas de música, teatro e artes visuais. São cerca de 400 integrantes, contabilizando alunos e professores. Entre as especialidades, está a história da arte, escultura, violão, malabares, coral, etc.
Não há confirmação de quanto, em valores, foi o prejuízo na EMAET. A Polícia Civil deve fazer nesta segunda-feira a perícia no local. A suspeita da Guarda Municipal, que atendeu a ocorrência, é que os bandidos tenham usado uma caminhonete para carregar todo o material furtado.
Na escola, não há câmeras de segurança. A Prefeitura diz estudar a possibilidade de um auxílio à Escola. Um posicionamento oficial deve ser divulgado ainda na tarde desta segunda-feira.