O sistema de vigilância de uma creche particular localizada em São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, flagrou uma monitora educacional pressionando um travesseiro sobre o rosto de uma menina de dois anos. A ação foi interrompida quando outras funcionárias entraram na sala, às 10h06min de quarta-feira (10).
A proprietária, ao saber da atitude, localizou a gravação das câmeras de monitoramento e a entregou no dia seguinte ao delegado da Polícia Civil Marcos Eduardo Pepe, que representou pela prisão preventiva da jovem de 23 anos. Na sexta-feira (12), ela foi presa e encaminhada à Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro suspeita de tentativa de homicídio por asfixia.
— Ela disse, primeiro, que seguia orientação da direção da creche. Que no travesseiro tinha um "cheirinho" e que, colocando no rosto, os bebês se acalmavam. Depois, reconheceu que colocou o travesseiro porque o bebê estava chorando e, em razão do choro, estava com medo de ser demitida — detalhou o delegado.
Os pais da menina estavam estranhando o descontentamento da filha, mas cogitaram a possibilidade de que não estivesse adaptada, já que frequentava a creche há apenas quatro dias. A educadora foi demitida por justa causa.