A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (31) dois integrantes de uma quadrilha que atuava no bairro Belém Novo, zona sul de Porto Alegre. Uma mulher, que atuaria como gerente do bando, e um jovem, que cometeria assassinatos contra desafetos dos criminosos, foram detidos durante a ação.
De acordo com informações da 4ª Delegacia de Homicídios, foram identificados nove integrantes, incluindo os dois líderes que atuavam de dentro da Penitenciária Estadual de Charqueadas. Eles foram identificados como os irmãos Claiton Viegas Alves, 31 anos, e Jadeson Viegas Alves, 27.
Duas mulheres que recebiam as ordens vindas do presídio e gerenciavam a quadrilha do lado de fora também foram identificadas. Uma delas, companheira de Claiton, está foragida.
A investigação começou após assassinato de um homem no bairro Belém Novo no dia 6 de novembro do ano passado. Na ocasião, os criminosos encurralaram Igor Pinheiro da Silva, 33 anos, no interior de uma estação hidráulica e o executaram a tiros devido a uma dívida com o bando. O assassinato foi ordenado de dentro do presídio.
Um dos executores do crime também foi preso nesta quarta-feira. Outro participante foi capturado na semana passada pelo crime de receptação. De acordo com a investigação, a organização criminosa utilizava jovens como executores dos crimes — além dois dois presos, de 19 e 20 anos, outros dois adolescentes também foram identificados como participantes do assassinato.
Durante a operação, foi encontrado 1kg de cocaína em uma das residências.