Uma operação para coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos terminou com um jovem preso na madrugada deste domingo (7) no centro de Atlântida, em Xangri-lá, no Litoral Norte. Doze adolescentes foram levados para prestar depoimento na Delegacia de Polícia de Capão da Canoa.
Essa foi a quarta ação realizada no mesmo local. Agentes da Polícia Civil, do Ministério Público, da Brigada Militar e da prefeitura de Xangri-lá orientaram comerciantes, adolescentes e pais sobre a proibição do consumo de álcool por menores. As operações costumam ocorrer nesta época do ano devido ao aumento da população no Litoral Norte.
Conforme a Polícia Civil, o jovem preso estava fornecendo bebida alcoólica a um adolescente, o que é considerado crime. Ele pagou a fiança e foi liberado. Outras duas pessoas foram autuadas por posse de entorpecentes.
Os 12 adolescentes levados para prestar depoimento foram questionados sobre como tiveram acesso a bebidas alcoólicas e, em seguida, entregues aos pais.
Também no Litoral Norte, em Cidreira, a Polícia Civil fez uma operação de caráter pedagógico para prestar informações sobre o consumo de álcool por crianças e adolescentes. Quinze estabelecimentos receberam notificações com orientações dos agentes.
Dependendo do entendimento das autoridades e das provas obtidas, como notas fiscais de compra e depoimentos de adolescentes, quem vende ou entrega bebidas a menores de idade pode ser preso em flagrante.