Os suspeitos do latrocínio do policial aposentado Elton Martins Bangel, 52 anos, morto no estacionamento de uma loja na zona norte de Porto Alegre, no sábado, fugiram sem levar dinheiro e objetos do estabelecimento. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade na manhã desta segunda-feira (29), o delegado Leandro Cantarelli, responsável pela investigação, afirmou que os suspeitos estavam pegando os objetos das vítimas que estavam no interior da loja quando avistaram o carro do policial. Eles foram até o estacionamento e fugiram após atirarem contra Bangel.
– Eles fogem em direção ao interior da loja, em direção a porta da frente. Eles não conseguiram roubar o estabelecimento – declarou o delegado.
A fuga dos assaltantes foi uma das cenas capturadas por câmeras de monitoramento do local, que foram analisadas pela polícia. Além das câmeras colocadas na rua, a investigação também teve acesso aos registros feitos na parte interna do estabelecimento. Elas mostram os cinco suspeitos anunciando o assalto e levando funcionários e clientes para o fundo da loja, assim como o momento em que a quadrilha avista a chegada do veículo do policial. Contudo, a qualidade das imagens ainda impossibilita a identificação dos autores do crime.
Outro ponto que a polícia ainda tenta esclarecer é o momento do disparo. As imagens de uma câmera externa mostram um dos assaltantes caindo no chão. No entanto, não dá para identificar o que provocou a queda. Por isso, ainda não é possível afirmar se o policial reagiu ou se o tiro ocorreu em função de algum movimento feito pela vítima, que pode ter assustado o suspeito.
– Nós não sabemos se teve algum tipo de reação ou se ele foi empurrado. Nossa prioridade é identificar os autores – definiu o delegado.
Cantarelli afirma que algumas testemunhas já começaram a ser ouvidas e outras ainda serão convocadas em breve. Uma delas será a viúva do policial. Ela entrou em pânico quando os criminosos ordenaram que eles deixassem o carro, pois não conseguia liberar o filho de três anos da cadeirinha, no banco de trás do carro.