A Polícia Civil gaúcha prendeu preventivamente na manhã desta quinta-feira (18) Robson José de Carvalho, de 30 anos, em Joinville, em Santa Catarina (SC). Ele é investigado por ter realizado quatro assaltos a bancos com uso de maçarico no ano passado no Rio Grande do Sul.
De acordo com o delegado Joel Wagner, da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), a quadrilha do suspeito atacou o banco Santander da Avenida Carlos Gomes, em Porto Alegre, o Banco do Brasil em Pantano Grande e Imbé, além do Banrisul da Avenida Cristóvão Colombo, na Capital. Nesta ocasião, em abril de 2017, ele foi preso em flagrante, mas acabou recebendo posteriormente a liberdade.
Wagner destaca que Carvalho foi preso em mais uma fase da Operação Oxicorte. Ele ainda é investigado por outros ataques a banco e é suspeito de roubos com uso de maçarico no Estado desde 2013. Em 2016, teria praticado furto ao Banrisul de Canoas, também com maçarico. Além disso, em dezembro de 2017, um comparsa dele foi detido pelo polícia catarinense durante assalto com maçarico na cidade de São Martinho. Wagner diz que este criminoso também estava no ataque ao Santander em Porto Alegre. Portanto, não se descarta que Carvalho possa ter participado do furto em SC.
A polícia gaúcha também cumpriu na manhã desta quinta em Joinville três mandados de busca, além do mandado de prisão contra Carvalho e de um outro criminoso. Este segundo suspeito segue foragido e não teve nome divulgado. A investigação continua. Wagner destaca que outros comparsas dele estão sendo procurados.
— A quadrilha é grande, mas não que sejam assaltantes propriamente ditos, a maioria faz parte de uma logística que dá apoio conforme o local do furto ressalta Wagner.