Após nove dias do pedido oficial feito pelo secretário de segurança, Cezar Schirmer, à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), foi confirmada a permanência da Força Nacional de Segurança Pública em Porto Alegre por mais seis meses.
A autorização da permanência dos 200 agentes foi publicada na manhã desta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União. Schirmer informou que recebeu na noite de quinta, a confirmação do Ministro da Justiça, Torquato Jardim.
— É muito importante a permanência da Força Nacional pelo trabalho qualificado que vem fazendo e pelas carências que ajudam a suprir — informa.
Os agentes vão seguir atuando com a Polícia Civil e Brigada Militar. A renovação das equipes também foi confirmada no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e em Sergipe. Os Estados precisam apoiar na infraestrutura, logística e acesso a informação.
No Rio Grande do Sul, a Força Nacional chegou em agosto de 2016, com o objetivo de diminuir a incidência de crimes. O pedido de apoio federal ocorreu após uma onda de latrocínios no Estado. O pico da crise ocorreu após uma mãe ser assassinada em frente a uma escola, no momento em que ia buscar o filho, na zona norte de Porto Alegre. Na ocasião, o então secretário da Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, deixou o cargo.