Em forma de pinheiro de Natal, 118 novas viaturas ficaram dispostas para entrega da Brigada Militar em cerimônia no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, nesta terça-feira (26). O evento contou com a presença do governador, José Ivo Sartori, e do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. O investimento de R$ 25 milhões teve aporte do governo do Estado e do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinvest).
Em fevereiro, está prevista a entrega de mais 120 viaturas para a Brigada Militar, totalizando 238 veículos. Deste número, Porto Alegre vai receber 42 novos veículos. Segundo o comandante da Brigada Militar, coronel Andreis Dal'Lago, o investimento priorizou a qualidade dos veículos e não a quantidade.
— Nunca na história do Estado tivemos viaturas tão potentes e equipadas com tecnologia. A maioria das viaturas roda o dia todo, por isto, precisam ser veículos resistentes e potentes, como este modelo da Toyota Corola de 2018 que recebemos do Estado. É um carro automático, com computador de bordo, display de led e motor com potência de 144 cavalos. São viaturas que farão frente no policiamento ostensivo gaúcho. Não há dúvida de que são os melhores veículos que já tivemos — explicou Dal'Lago.
Para Schirmer, as novas viaturas se somam aos esforços do Estado em priorizar a segurança pública dos gaúchos. Além da nomeação dos 4,2 mil novos servidores na Segurança Pública, o secretário salientou a importância da construção do novo presídio em área anexa à Cadeia Pública de Porto Alegre.
— Queremos que o Rio Grande do Sul volte ao protagonismo que teve em outros tempos. Já fomos referência em Segurança Pública, Saúde, Educação e Saneamento Básico. Com a aprovação do regime de recuperação fiscal, daremos início a transformações profundas nas finanças do Estado. Queremos cumprir nossas finalidades com o povo gaúcho — afirmou Schirmer.
Bem humorado, o governado José Ivo Sartori acompanhou a entrega das novas viaturas, entrou dentro de alguns veículos e conferiu de perto as tecnologias implementadas dentro dos carros.
— Schirmer, da onde tu tirou dinheiro pra isto? — questionou Sartori em tom de brincadeira com o secretário de Segurança Pública, em alusão à crise financeiro do Estado.