A diretora da escola municipal de Ensino Fundamental Neuza Goulart Brizola, Anelise Nogueira, teve uma surpresa desagradável ao chegar no último domingo (10) na instituição, na Rua Monsenhor Neis, no bairro Cavalhada, na zona sul da Capital. O local foi arrombado e teve janelas e outras partes da estrutura depredadas. Além disso, um televisor e um aparelho de DVD foram furtados. O caso foi registrado pela Guarda Municipal e encaminhado à Polícia Civil na manhã desta segunda-feira (11). Um homem, que já havia arrombado a escola em outra oportunidade, foi identificado por câmeras de monitoramento.
Entre as aberturas destruídas, está a janela do refeitório da escola, que possuía uma grade que havia sido instalada por determinação da Vigilância Sanitária. Portas foram quebradas, brinquedos e materiais foram revirados e, também, há marcas de sangue espalhadas pelo chão e paredes do prédio.
Conforme a diretora, a escola já teve a estrutura danificada por vândalos 20 vezes neste ano:
— É insuportável. Nos arrumamos e quebram tudo de novo. São coisas que, em vez de darmos para as crianças, temos de gastar para arrumar a escola.
Apesar do número elevado, apenas duas ocorrências foram registradas como furto qualificado.
Um ex-aluno da instituição foi reconhecido por estudantes e pela diretora da escola como autor das duas ocorrências. Ele também aparece em imagens de outra ação, quando foi flagrado saindo da escola com uma escada.
Invasões frequentes
A diretora também reclama que a falta de patrulhamento nos finais de semana e durante a noite facilita a ação de invasores no prédio. Ela relata que os alertas de vizinhos sobre a circulação de estranhos no pátio da instituição são frequentes. Inclusive, professores já encontraram garrafas de bebidas alcoólicas, entre outros objetos, jogados no local.
— Temos relatos que no fim de semana isso aqui vira uma zona. Já encontramos cachaça, preservativos e até roupas íntimas — desabafou.
A Guarda Municipal informou que as patrulhas obedecem a um programa de setores definidos conforme setores. Além da Neuza Goulart Brizola, outras sete escolas compõe o setor da escola. Conforme o plano, os guardas entram no pátio e vistoriam portas e janelas do prédio.