Uma partida de futebol foi palco de um duplo homicídio no fim da tarde deste sábado em Porto Alegre. Dois homens foram mortos e outras duas pessoas ficaram feridas no parque esportivo da PUCRS, na esquina das avenidas Ipiranga e Professor Cristiano Fischer, em Porto Alegre. A ocorrência foi registrada dentro do campo de futebol 11 do complexo, por volta das 18h. As vítimas foram identificadas como Fabio Rover Domingues, 26 anos, e Rodrigo Santos de Almeida, 33 anos. Ambos têm antecedentes criminais, segundo a Polícia Civil.
O delegado plantonista Amílcar de Souza Neto, do Departamento de Homicídios, que atendeu o caso em um primeiro momento, disse que informações preliminares indicam que o caso trata-se de um acerto de contas entre facções rivais ligadas ao tráfico de drogas. Um dos feridos foi encaminhado ao Hospital São Lucas, da própria universidade. O outro estaria sendo atendido no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre. O estado de saúde de ambos, que também têm antecedentes criminais, não foi divulgado. Um deles estava foragido, conforme a Polícia Civil. Ao menos dois criminosos teriam participado do ataque.
— Eles (mortos) estavam jogando futebol quando os criminosos começaram a disparar na direção deles. Com base em informações preliminares, acreditamos que era mais de um atirador — informou Neto.
O delegado destacou que mais de 40 estojos — a maioria de pistola 9mm — de munição foram recolhidos no local do crime. Até o momento, não foi esclarecido como os indivíduos entraram nas dependências do campo, mas a polícia trabalha com a hipótese de que os atiradores estivessem em uma das arquibancadas observando os alvos.
O caso será encaminhado ao delegado Rodrigo Reis, titular da 1ª Delegacia de Homicídios de Porto Alegre (DHPP). O delegado plantonista afirmou que vai tentar falar com um dos feridos na ação criminosa para tentar avançar na investigação. Ninguém foi preso até o momento.
Por meio de nota, a PUCRS informou que "lamenta profundamente o fato" e que o campo estava locado para terceiros para a realização de uma partida de futebol amador.
"A segurança do Parque Esportivo acionou a polícia e a SAMU imediatamente, assim que percebeu o conflito com uso de arma de fogo. É consternante ver um espaço dedicado à promoção da vida ser cenário de um crime com vítimas", diz um trecho do comunicado da instituição.