Os vereadores de Bento Gonçalves votam, na sessão desta segunda-feira (4), a doação para o Estado da área onde será construído o novo Presídio Regional. O prédio atual, que será desativado, fica na área central da cidade, enquanto o terreno para o novo presídio fica no bairro Barracão. Desde 2008 o local já está destinado para a unidade prisional. O terreno foi avaliado em R$ 674.187,50.
O projeto inicial do governo era fazer uma permuta dos terrenos do atual presídio e da sede e da residência do superintendente do Daer na cidade, em troca da construção do novo presídio pela iniciativa privada. Conforme a Secretaria de Segurança Pública, no entanto, por falta de interessados na permuta, o governo do Estado deverá levar os imóveis a leilão, com estimativa de arrecadar R$ 100 milhões. Com o recurso do leilão, será contratada a empresa Verdi Sistemas Construtivos para erguer a nova penitenciária com uma técnica de construção por módulos.
O atual presídio tem capacidade para 96 presos no prédio principal e mais 62 no anexo, onde ficam os detentos do regime semiaberto. A unidade que substituirá essa estrutura terá capacidade para 420 a 450 detentos. Ainda não há previsão para o início da obra.
Caxias do Sul
Enquanto em Bento está confirmada a construção de uma unidade para substituir a atual, existe a possibilidade de Caxias ganhar um novo presídio. A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) estuda a construção de um novo presídio no município. A previsão é de que ele fique no terreno ao lado da Penitenciária Estadual, na localidade do Apanhador, no limite com São Francisco de Paula. A verba para a obra deve vir do Departamento Penitenciário Nacional, mas ainda não foi aprovada.
A prefeitura de Caxias lançou uma consulta pública para, a partir do resultado, se manifestar favorável ou não à construção do presídio. A consulta se encerrou neste domingo (3). Os dados ainda estão sendo compilados.