A partir de segunda-feira (20), moradores de Caxias do Sul poderão participar de uma consulta popular para opinar se querem ou não a construção de um novo presídio no município. A ação é promovida pela prefeitura, que só se manifestará oficialmente após analisar os resultados da consulta, que termina 3 de dezembro.
Para votar, o morador deverá preencher o formulário on-line, que estará disponível na capa do site da prefeitura (caxias.rs.gov.br), no ícone "Consulta pública", ou na página oficial no Facebook (facebook.com/prefeituradecaxias). Além da resposta, o participante deverá preencher o nome e o número do título de eleitor porque serão consideradas apenas as avaliações de moradores de Caxias.
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) confirmou, por meio da assessoria de imprensa, que está em estudo a construção de um novo presídio no município. A previsão é que ele fique no terreno ao lado da Penitenciária Estadual, na localidade do Apanhador, no limite com São Francisco de Paula. A verba para a obra deve vir do Departamento Penitenciário Nacional, mas ainda não foi aprovada.
Se o presídio for construído, Caxias terá quatro presídios, penitenciárias ou institutos penais. No Rio Grande do Sul, apenas Charqueadas e Porto Alegre superam essa marca. Atualmente, a segunda maior cidade do Estado tem o Presídio Regional, antiga Penitenciária Industrial, e a Penitenciária Estadual, no Apanhador, além do Instituto Penal, para os detentos do regime semiaberto.
Esta última unidade está interditada, mas segue em funcionamento para o controle dos detentos, que estão em prisão domiciliar. Mesmo com a interdição, é permitida a permanência no Instituto Penal de detidos pelo não pagamento de pensão alimentícia.