Por volta de 7h deste sábado, um estudante de 22 anos evitou ser assaltado e ainda ajudou a prender o ladrão no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Segundo a ocorrência policial, o fato ocorreu na rua Dona Augusta, na esquina com a Barão de Cerro Largo.
A vítima caminhava pela rua, próximo ao colégio Euclides da Cunha, e se dirigia para um curso preparatório quando foi abordado. O criminoso estava de moto e parado no acostamento de uma das vias. Quando o jovem se aproximou, ele anunciou o assalto e apontou uma arma para o estudante. Por ter conhecimento de armas, a vítima percebeu que se tratava de um simulacro (imitação) de pistola. Ele partiu para cima do bandido, que chegou a cair da moto e machucou um dos dedos de uma das mãos.
- Eu não tive escolha, tinha que agir rápido, mesmo sabendo que se tratava de uma arma soft (simulacro) - ressalta a vítima.
O jovem imobilizou o ladrão e evitou o próprio assalto. Logo em seguida, ele recebeu a ajuda de um segurança que trabalha em um prédio da região. A Brigada Militar (BM) foi acionada e foi registrada ocorrência na 2ª Delegacia de Pronto Atendimento de Porto Alegre. O estudante não se feriu e pediu para não ter o nome divulgado. Segundo a polícia, o assaltante havia saído da cadeia há pouco tempo. Ele tem antecedentes criminais por disparo de arma de fogo, tráfico de drogas, assalto, furto, roubo a pedestre, entre outros.
A BM recomenda que, apesar do jovem ter conseguido imobilizar o ladrão e ter conhecimento de que se tratava de um simulacro de arma, em hipótese alguma a vítima deve reagir a um assalto.