Depois de realizar operação em Porto Alegre e em Viamão para desarticular organização criminosa na manhã desta terça-feira (28), a Polícia Civil divulgou escutas telefônicas e imagens de um monitoramento feito por drone sobre ações de traficantes no morro da Embratel, no bairro Glória, zona leste da Capital.
Durante a ação, que contou com 250 policiais, 38 traficantes foram detidos. Eles são comandados por Leonardo Ramos de Souza, o Peixe, 36 anos.
Além de estar por trás de ataques a ônibus na zona leste da cidade em 2015, ele foi transferido para presídio federal com outros 26 criminosos em agosto. O traficante é o líder da organização criminosa que age no bairro Glória e que tem vínculo com grupos da Vila Cruzeiro do Sul.
Peixe tem uma casa com artigos de luxo na Glória, em meio a casas de pessoas de baixa renda. O criminoso construía um albergue para recém saídos da prisão. O local seria usado para cooptar mais integrantes à facção.
No monitoramento de um ano feito por drone, imagens da residência e de traficantes agindo no morro da Embratel auxiliaram o delegado Juliano Ferreira na investigação dos suspeitos. Há imagens de venda de drogas e de traficantes fugindo durante uma ação da Brigada Militar. Assista abaixo:
Em relação às escutas telefônicas, em uma delas uma traficante diz que precisaria de um taxista para um "cliente" buscar drogas no morro:
Em outra gravação, o próprio traficante Peixe, antes de ir para presídio federal, diz que dará um "gancho", como se fosse uma empresa, a traficante que estaria ostentando em frente a ponto de venda de drogas de outro líder do tráfico na região:
Na terceira escuta, autorizada pela Justiça, traficantes combinam que pegariam drogas na rodoviária de Porto Alegre:
Em outro áudio, os traficantes falam sobre site que vende material usado para embalar drogas:
Por fim, na última gravação há seguranças e vendedores falando sobre rádio comunicadores e entrega de drogas no morro da Embratel: