Uma mulher de 20 anos e um homem de 29 anos foram presos preventivamente, nesta quarta-feira (8), por maus-tratos de um bebê em Eldorado do Sul. Conforme a delegada Patrícia Sanchotene Pacheco, a mãe e o padrasto da menina são investigados desde o dia 18 de outubro quando foi feito boletim de ocorrência pelo Hospital de Pronto Socorro. A suspeita era de que o bebê de um ano e seis meses havia sido agredido.
No dia 15 de outubro, a criança foi internada na UTI Pediátrica do Hospital de Pronto Socorro de São Jerônimo, onde foi feito o atendimento inicial. Pelo grave estado da vítima, ela foi transferida para Porto Alegre. O laudo inicial dos médicos constatou suspeita de maus-tratos, uma vez que a menina tinha hematomas no dorso. Na ocorrência também constava a possibilidade de que as agressões teriam causado lesões cerebrais graves devido a chamada Síndrome da Criança Sacudida, trauma que acontece quando o bebê é balançado com força. A menina está em coma no hospital.
A delegada pediu a prisão preventiva após relatos de testemunhas de que o casal agredia a criança há mais tempo. Em novo depoimento nesta quarta-feira, com a presença de um advogado, o casal preferiu permanecer calado. Inicialmente, a mãe e o padrasto alegaram que as agressões vinham de padrinhos e vizinhos.
O inquérito será concluído em 10 dias e foi solicitado prioridade para o Departamento Médico Legal na realização de novos exames para constatar as agressões. A delegada pretende indiciar o casal por maus-tratos, tortura e tentativa de homicídio.
A dupla foi encaminhada ao sistema prisional.