Desde a manhã de quarta-feira (8), agentes da Guarda Municipal estão realizando operações no entorno do campus da UFRGS, no centro de Porto Alegre. A medida ocorre após um estudante da UFRGS ser esfaqueado durante assalto na fila do restaurante universitário, na esquina da Rua Avaí com a Avenida João Pessoa. Um foragido foi detido em uma das ações.
Na manhã desta quinta-feira (9), a operação ocorreu embaixo do Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina, na Avenida Loureiro da Silva, sob a João Pessoa. Durante a abordagem, foram apreendidas facas, celulares e cachimbos para consumo de crack.
Na terça-feira, em outra ação, em um terreno invadido, nas margens da Avenida Loureiro da Silva, um foragido da justiça foi preso. Também foram apreendidos mais de 20 smartphones que, possivelmente, foram roubados.
— Temos notado um aumento nos índices de crimes nessa região. A ideia é manter as ações por algumas semanas, até que a situação se normalize. São abordagens civilizadas, pois a maioria deles é apenas morador de rua, mas tem muitos outros que usam facas e objetos cortantes para cometer delitos — explicou Glauber Zílio, chefe do Grupamento de Ações Rápidas da Ronda Municipal.
Há anos estudantes e pedestres que passam pelo entorno da UFRGS reclamam dos assaltos. No ano passado, houve inclusive uma campanha em que alunos criaram e fixaram placas em postes e paredes alertando sobre a situação. As placas tinham a seguinte frase: "Atenção: evite andar com o celular na mão. Zona de assaltos”.