O número de roubos a estabelecimentos comerciais em Santa Maria teve uma redução de 45% no primeiro semestre de 2017, se comparado com o mesmo período do ano passado. As informações foram obtidas pela reportagem da RBS TV por meio da Brigada Militar.
Os crimes apresentam algumas características semelhantes. Na maioria das vezes os criminosos chegam de moto ao local. Os caixas, normalmente próximos às portas, facilitam a ação. Grande parte desses crimes ocorre em mercados, porém os roubos a esses estabelecimentos, tiveram uma redução ainda maior no município, de 57% no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a agosto do ano passado foram 89 casos e neste ano, 38. Um dos motivos, para essa redução, é a intensificação do policiamento, conforme o capitão da Brigada Militar, Sandro Martins:
“estamos aproximando o policiamento próximo das áreas que tem por característica ter ocorrências, fazendo abordagens, identificação de pessoas e prisão de foragidos”
Embora os números tenham reduzido, quem convive com o problema enfrenta o medo e a insegurança. Nesse ano, dois casos de assaltos a mercados terminaram em morte, no bairro São José. O primeiro foi no mês de maio. O outro, no mês passado, quando um homem de 50 anos estava chegando ao mercado, dois bandidos roubaram o malote que ele carregava e depois atiraram. Em junho, em outro assalto, uma cliente reagiu com uma faca, e por sorte não se feriu. De acordo com a Brigada Militar, a recomendação é nunca reagir a ação dos criminosos.