Morreu no Hospital Cristo Redentor (HCR), na manhã desta quarta-feira (2), o sargento da reserva da Brigada Militar Jair Fernando Brum dos Santos, de 56 anos. Ele foi baleado no último dia 25, ao evitar o roubo de um carro no bairro Santa Maria Goretti, na zona norte de Porto Alegre. O policial resistiu por oito dias a quatro paradas cardíacas ocasionadas por quatro tiros o atingiram nas costas.
No laudo do hospital, consta que o sargento morreu às 9h19min desta quarta, em decorrência de "complicações clínicas".
O velório do sargento será nesta quinta-feira (3) no Cemitério João XXIII, das 09h às 15h.
Segundo o delegado Alexandre Vieira, da 9° Delegacia de Polícia, o sargento trabalhava como segurança em um estabelecimento da Rua Santa Catarina quando percebeu que um homem estava tentando roubar o carro de uma mulher, que estava estacionado na via.
– O PM entrou em luta corporal com um dos assaltantes, mas não percebeu que eles estavam em dois. Aí o outro atirou contra o policial. Foram quatro tiros nas costas – disse o delegado no dia do crime.
Durante a troca de tiros, a mulher foi atingida por um tiro de raspão nas costas. Um dos bandidos também foi baleado pelo policial.
– Eu conhecia ele (o policial). Ele era bem amigável, sempre disposto a ajudar alguém – relataram moradores da região que estavam no local acompanhando a ocorrência.
O veículo roubado, um Ford Ka, foi localizado na Avenida dos Gaúchos.