Após a inauguração do novo centro de triagem para presos provisórios, em Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (15), a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) pretende desativar o alojamento Instituto Penal Pio Buck, que também recebe presos provisórios. O local começou a ser utilizado em julho, após o ônibus-cela conhecido como Trovão Azul ser desativado.
A expectativa da SSP é desativar o Pio Buck aos poucos, com a transferência de presos para o Centro de Triagem. Nesta tarde, 88 presos estavam no instituto penal e devem começar a ocupar as 96 vagas do novo centro de triagem. Não há previsão de quando todos serão transferidos.
De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), as novas vagas serão destinadas aos presos do Pio Buck e, por isso, não haverá transferência de presos que estão em delegacias. Nesta tarde, conforme a Susepe, havia 116 presos em carceragens da Região Metropolitana.
Leia mais:
Novo centro de triagem é inaugurado e governo do RS anuncia mais 112 vagas para 60 dias
Com 216 presos em delegacias, novo de centro de triagem não desafogará carceragens
Presos abrem buraco em parede do Instituto Penal Pio Buck, em Porto Alegre, três dias após transferências
Durante a inauguração do segundo Centro de Triagem, foi anunciada a construção de uma terceira estrutura, com 112 vagas e conclusão prevista para 60 dias.
O governador José Ivo Sartori também confirmou que novo presídio somente para presos provisórios deverá começar a ser construído atrás do Presídio Central. Sartori afirmou ainda que a estimativa é concluir as obras até o final deste ano.