O ataque de assaltantes na Churrascaria e Pizzaria Santana, no bairro Santana, em Porto Alegre, na noite de terça-feira (18), teve de ser anunciado três vezes pelos bandidos. Conforme um funcionário, que preferiu não se identificar, as pessoas que confraternizavam no restaurante não acreditavam que estava acontecendo um roubo.
– O bandido teve de anunciar o assalto três vezes, ninguém estava acreditando. Na primeira, o pessoal deu uma olhada e não levou a sério. Só se deram conta quando eles passaram recolhendo os pertences – comenta uma vítima, ainda nervosa.
O próprio funcionário foi surpreendido. Ele afirmou que estava vendo o final do jogo do Juventude na televisão, por volta das 21h, quando percebeu o ataque. Segundo ele, em 17 anos de funcionamento, esse é o primeiro roubo que ocorre no local.
Leia mais:
VÍDEO: câmeras flagram arrastão em churrascaria em Porto Alegre
Assaltantes trancam proprietários e cliente em banheiro de bar na Cidade Baixa
VÍDEO: imagens mostram suspeito do 1º latrocínio do ano em Porto Alegre
Cerca de 30 pessoas foram roubadas pelos bandidos na ofensiva, que durou cerca de três minutos. Metade delas comemorava um aniversário.
– Eles (assaltantes) não falavam nada. Só que queriam que passassem as bolsas, celulares, tudo. Inclusive tinha um cliente, com jaqueta de couro, e eles fizeram ele tirar para ver se tinha alguma corrente – relata o mesmo homem.
Depois de recolherem todos os pertences dos clientes, os bandidos foram até o caixa da churrascaria e pegaram o dinheiro. A quantia era baixa, já que o estabelecimento recebe a maioria dos pagamentos em cartão.
– Abriram a gaveta, pegaram todo o dinheiro e foram embora. Tudo numa tranquilidade. Aparentemente sem mostrar violência – detalha.
Prejuízo maior tiveram os clientes roubados. Parte deles teve a chave do carro levada pelos bandidos. Por isso, tiveram de chamar guincho para levar os veículos embora. Além disso, chaves de apartamentos também foram levadas, fazendo com que as vítimas tivessem dificuldade para conseguir entrar em casa.
Apesar de assustado, o funcionário diz que agora pretende ficar mais atento ao que ocorre dentro da churrascaria. Ele afirma que o estabelecimento já investe em segurança, com guarda externa e câmeras.
– Não tem mais o que fazer. A não ser que a gente coloque uma pessoa armada na porta – lamenta o funcionário.
O assalto
Por volta das 21h, quando cerca de 30 pessoas jantavam na Churrascaria e Pizzaria Santana, um dos criminosos entrou pela porta principal, na Rua Santana, e apontou uma arma. O homem de moletom e boné claros ficou parado enquanto os dois comparsas, de jaquetas escuras, roubavam os clientes. No centro do estabelecimento, sentados junto a uma fileira de mesas, estava um grupo que comemorava um aniversário. Alguns deles demoraram a perceber o assalto e seguiram comendo e bebendo até terem de entregar seus pertences.
Bolsas, celulares, carteiras e joias foram arrancados das vítimas e colocados nos bolsos dos casacos dos ladrões. Depois de assaltar os clientes, um deles, de jaqueta escura e o único sem boné, foi até os fundos do estabelecimento e pegou dinheiro do caixa.
Em seguida, conforme a polícia, o trio fugiu em um carro que havia sido roubado horas na zona sul da Capital e ninguém foi preso. O caso é investigado pela 2ª Delegacia de Polícia da Capital.