Um ano após ser condenado, um dos autores do assassinato do ex-secretário de Saúde de Porto Alegre Eliseu Santos, morto em fevereiro de 2010, foi preso na madrugada dessa segunda-feira, em Porto Alegre.
A ação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) capturou Fernando Junior Treib Krol, 28 anos, condenado a mais de 27 anos de prisão. No julgamento, em maio do ano passado, o criminoso, que até então respondia em liberdade, abandonou a sessão e fugiu antes do encerramento.
Há 12 meses a Delegacia de Capturas tentava localizar o homem que, segundo as investigações, transitava entre os municípios de Balneário Camboriú, Esteio, Gravataí e Canoas, mudando constantemente de residência.
Os policiais conseguiram informações de que o criminoso participava frequentemente de eventos de música eletrônica e que estaria em uma festa realizada na Arena do Grêmio durante a madrugada.
A Polícia Civil encontrou o foragido no local com carteira de identidade, CNH e até cartão de conta poupança em nome de outra pessoa. Inclusive, o carro que estava usando, um Kia Sportage, estava com nome falsificado. O documentos falsos foram feitos em Balneário Camboriú e não correspondem a identidade de ninguém.
– O criminoso (Fernando) deixava barba comprida em alguns períodos e em outros mudava o cabelo. Eles são especialistas em fugir e se esconder. Nós somos especialistas em capturar – afirmou o delegado Artur Raldi, titular da Delegacia de Capturas, em entrevista coletiva nesta tarde.
O homem foi preso em flagrante e, além da prisão decorrente do mandado judicial, foi autuado por falsificação de documento público, uso de documento falso e tráfico de drogas, já que foi encontrado portando 100 gramas de maconha.
No documento que falsificou, Fernando manteve seu nome original como sobrenome. "Felipe Fernando Souza", consta na identidade falsa do criminoso. Com este documento ele viveu durante um ano entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A suspeita é de que o criminoso operava no tráfico de drogas, segundo o Deic.
– O pai de Fernando foi preso recentemente com mais de 50 kg de cocaína. A família vivia uma vida de luxo. O carro apreendido com Fernando é avaliado em mais de R$ 100 mil – explicou Artur Raldi.
Leia mais
Linhas de ônibus voltam a operar na região da Vila Cruzeiro, em Porto Alegre
Casal preso durante festa em Porto Alegre vendia drogas sintéticas por cartão de crédito
Eliseu Santos foi morto a tiros na noite de 26 de fevereiro de 2010, no bairro Floresta, em Porto Alegre. Ele estava acompanhado da mulher e da filha. Entrava no carro quando foi abordado, na saída de um culto religioso. A Polícia Civil concluiu que ele foi vítima de um latrocínio (roubo com morte).
Eliseu Pompeu Gomes, atualmente preso, também foi condenado pelo crime. Ele teria sido o autor dos disparos.