A Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Porto Alegre garante que o sistema voltou a funcionar normalmente nesta segunda-feira (15), em todo o Rio Grande do Sul. No início da manhã, as agências Centro (em Porto Alegre) e Alvorada estavam sem atendimento, mas retomaram a operação. As informações são da Rádio Gaúcha.
Na sexta-feira (12), o INSS decidiu desligar o sistema em todo o Brasil em razão do ciberataque que atingiu vários países, incluindo diversos órgãos públicos. Ainda não há um balanço do número de atendimentos não realizados.
Leia mais
Mega-ataque global deve servir de alerta para governos, diz Microsoft
Após susto, ciberataque global põe organizações em alerta
Europol classifica ataque hacker como "sem precedentes"
Na tarde desta segunda, agências estão com movimento acima do normal. A Gerência Executiva da Capital pede que os atendimentos sejam reagendados pelo telefone 135.
Em nota, a direção nacional do INSS afirmou que "o sistema está sendo reiniciado aos poucos, o que pode ocasionar atrasos pontuais". O órgão também ressalta que "o sistema não foi infectado" e "os dados dos segurados estão resguardados".
Leia a íntegra da nota do INSS:
"O INSS informa que as agências abriram normalmente nesta segunda-feira (15). O sistema está sendo reiniciado aos poucos, o que pode ocasionar atrasos pontuais no atendimento das agências. Em alguns casos, os processos estão sendo feitos manualmente, o que pode atrasar a fila de atendimento.
Hoje, o INSS mantém o serviço normalmente e orienta os agendados da última sexta-feira (12) a entrarem em contato pelo telefone 135 para receberem as devidas orientações. A central de atendimento também entrará em contato com os segurados.
O INSS ressalta que o sistema não foi infectado, ou seja, os dados dos segurados estão resguardados. Apenas as informações salvas no desktop das máquinas atingidas foram criptografadas".
*Rádio Gaúcha