A cada vez que busca emprego, o vigilante Ronaldo Marques Quevedo Lázaro,
53 anos, enfrenta uma longa fila na madrugada, em frente ao Palácio da Polícia, na Avenida João Pessoa, em Porto Alegre, para disputar umas das cem fichas para a retirada da Certidão de Antecedentes Policiais.
Nesta quinta-feira (25), ele outras dezenas de pessoas estavam no local às 3h, sob chuva.
– Quem não tem condenação, não tem nada contra si, mas já teve o nome em um simples termo circunstanciado que foi arquivado pela Justiça tem que vir até aqui para tirar a certidão – reclama.
Leia mais:
Para evitar assassinato, foragido pula de carro e se refugia em posto da Brigada Militar em Porto Alegre
Parte de prédio da Polícia Civil desaba sobre carros na zona norte de Porto Alegre
Para acabar com situações como a dele e facilitar o serviço, a partir de segunda-feira (29) a Polícia Civil disponibilizará o agendamento via internet, no seu site.
A emissão da Certidão de Antecedentes Policiais é feita no próprio site. No entanto, quem possui alguma irregularidade tem de ir ao Palácio da Polícia para que a situação seja regularizada.
Essas pessoas serão as beneficiadas pela mudança. No próprio endereço eletrônico, elas poderão agendar dia e hora para comparecer à sede da instituição, sem a necessidade de disputar fichas.
– Mas é importante destacar que isso só será possível para quem possui Registro Geral (carteira de identidade) emitido pela secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul – alerta a diretora da Divisão de Sistemas (DS) do Departamento de Tecnologia da Informação Policial (DTIP), delegada Viviane Pinto.
SAIBA MAIS
Para emitir Certidão de Antecedentes Policiais
– Acessar o endereço eletrônico www.pc.rs.gov.br.
– No menu, clicar na opção "Emissão de Certidão de Antecedentes Policiais", à direita.
– Se nada constar de antecedentes policiais, o usuário poderá emitir sua certidão.
– Se houver algum tipo de irregularidade, aparecerá a mensagem para que a pessoa regularize a situação: "compareça ao Departamento de Tecnologia da Informação Policial (DTIP), se estiver no município de Porto Alegre, ou à Delegacia de Polícia mais próxima, se estiver na Região Metropolitana ou no interior do Estado, para regularizar a sua situação".
Se a pessoa optar por ser atendida:
– Em Porto Alegre: deverá agendar, de forma eletrônica, a data e o horário para esse atendimento no próprio site da PC, conforme o redirecionamento automático ao consultar os antecedentes.
– Na Região Metropolitana ou no Interior: a forma de atendimento será em horário comercial, de acordo com o estabelecido pela autoridade policial do local.
Obs: só poderá ser feito agendamento eletrônico por quem possui Registro Geral (carteira de identidade) emitida pela SSP/RS.