O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, espera anunciar ainda esta semana o município que receberá a Penitenciária Federal. Charqueadas, que teve uma área vetada pelo Ministério da Justiça segue como preferida do governo estadual. Porém, para isso, será necessária a indicação de outro terreno.
– Estamos vendo outras áreas, mas ainda é possível que seja em Charqueadas –disse o secretário.
A indefinição em relação ao município que abrigará a prisão de segurança máxima a ser construída no Estado se arrasta desde a segunda semana de janeiro, quando o presidente Michel Temer anunciou que uma das cinco penitenciárias previstas no Plano Nacional de Segurança será construída no Rio Grande do Sul.
Chegou a haver até uma espécie de leilão, com 23 cidades interessadas. As prefeituras, inclusive algumas que refutam a instalação de presídios estaduais em seus territórios, apostam na geração de empregos e renda com a prisão federal.
No dia 16 de março, a editoria de Segurança do Grupo RBS, com exclusividade, antecipou que Charqueadas era a preferida do governo estadual. No dia seguinte, Schirmer confirmou a informação, indicando a cidade da Região Carbonífera ao ministro da Justiça, Osmar Serraglio.
Foi ofertada uma área de 25 hectares, aos fundos da Colônia Penal Agrícola.Porém, técnicos do Ministério da Justiça que inspecionaram o terreno rejeitaram a oferta.
Embora estivessem sendo preenchidos requisitos como proximidade com Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (pouco mais de 60km) e com a rodovia ERS-401, um trecho não asfaltado ligando a estrada ao terreno provocou a recusa.
A Penitenciária Federal terá 208 vagas para presos em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). os pelo Ministério da Justiça.