Apontado como mandante de quatro homicídios e procurado desde julho de 2016, José Iram Pereira, 36 anos, foi preso pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira. Um dos criminosos mais procurados da Serra, Pereira é visto como uma liderança em uma antiga disputa pelo controle do tráfico de drogas no Montes Claros, em Caxias do Sul, que resultou em sequência de oito assassinatos, dentro e fora do bairro, entre 2015 e 2016.
A ação da Delegacia de Capturas (Decap), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), ocorreu na Praia da Âncora, em Arroio do Sal, por volta das 7h. Esta foi a segunda ação do grupo de agentes na localidade em busca de Pereira.
Responsável pela operação, o delegado Arthur Raldi afirma que a prisão faz parte de uma nova postura solicitada pela gestão do Deic. O procurado da Serra entrou no radar da Decap no início do ano e, após as diligências iniciais na cidade dos crimes, foram encontrados dois possíveis endereços em Arroio do Sal.
– Estamos fazendo um levantamento dos mais procurados do Estado e encontramos este na Serra. Nossa definição vai pelo perfil mais violento, com mais crimes e que estão há mais tempo foragido. Exatamente o perfil deste suspeito, que possui envolvimento em homicídios qualificados, com quatro mandados de prisão e foragido há mais de ano – aponta.
De acordo com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, Pereira foi o mandante de quatro assassinatos em Caxias do Sul desde 2011. No sistema judiciário, o investigado está cadastrado como trabalhador da construção civil e seu endereço oficial fica na Rua Albano Caberlon, via onde duas de suas supostas vítimas tombaram a tiros.
Os processos dos homicídios tramitam na Justiça, mas ainda não há condenação. Pereira também possui passagens na polícia por tráfico de drogas, roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo e duas tentativas de homicídio.
VÍTIMAS
Os casos abaixo, segundo a Polícia Civil, tiveram a participação de José Iram Pereira como mandante do crime:
Nome:Felipe Alexandre Gonçalves Guedes, 12 anos
Autoria: Gleidson Ramos, a mando de José Iram Pereira.
Quando: 11 de fevereiro de 2016.
Local: Rua Valdemira Raymundi, bairro Montes Claros.
Circunstâncias: segundo a investigação, Felipe se relacionava com rivais de Pereira e foi morto com quatro tiros.
Nome:Moacir Junior de Miranda Guedes, 16 anos.
Autoria: Giovani Rodrigues de Araújo, a mando de José Iram Pereira.Quando: 1º de agosto de 2015.
Local: entroncamento da Avenida São Leopoldo com a Perimetral Sul, no bairro São Leopoldo.
Circunstâncias: o adolescente foi baleado por homens que estavam em uma motocicleta.
Nome: Alcimar Fim, 30 anos, o Juruna.
Autoria: Ezequiel Luis dos Santos, a mando de José Iram Pereira.
Data: 25 de junho de 2015.
Onde: Rua Albano Caberlon, bairro Montes Claros.
Circunstâncias: foi procurado em casa por Santos. Fim tentou fugir, mas foi alcançado na rua, onde morreu baleado.
Nome: Alexandro Monteiro, 16 anos.
Autoria: polícia não confirmou a autoria, mas o crime foi cometido a mando de José Iram Pereira.
Quando: 20 de agosto de 2011.
Local: Rua Albano Caberlon, no Montes Claros.
Circunstância: A vítima estava na esquina da casa do irmão quando um veículo aproximou. De dentro do carro, homens atiraram contra o adolescente.