Dez dias depois de inaugurado, o Centro de Triagem para presos provisórios, localizado na zona leste de Porto Alegre, tem cerca de dez pessoas detidas em duas celas. Obras estão sendo concluídas e o objetivo é encaminhar novos presos para o local na próxima segunda-feira. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo secretário de Segurança Pública Cezar Schirmer, no programa Gaúcha Atualidade.
– As celas não tinham beliches e os presos usavam colchões, que são retirados pela manhã. Não achamos adequado isso e chamamos o Exército, que está construindo e fizemos beliches em quatro celas que não estão ocupadas. São beliches de concreto e estão prontos. Estão em processo de secagem e se tiver algum grau de umidade, os presos destroem – ressalta Schirmer.
Leia mais
Escola de Porto Alegre é alvo de vândalos pela 13ª vez em 2017
Criminosos assaltam banco e levam prefeito de Ibirapuitã como refém
Paciente é executado a tiros dentro de hospital em Novo Hamburgo
O governo ainda não informou o número certo de presos, mas a meta é desafogar delegacias de polícias da Capital, em alguns casos novamente com detidos dentro de viaturas na frente dos prédios. Acredita-se em até 30 presos encaminhados na próxima semana par ao Centro de Triagem, mas mesmo assim um número aquém da necessidade, já que os distritos da Grande Porto Alegre têm, em média, 100 presos provisórios – inclusive, em alguns casos, com rebeliões e fugas.
O Centro de Triagem terá 84 vagas em seis celas. O valor médio da obra é de R$ 270 mil em parceria com o Exército. Apesar de não anunciar datas para novas obras, Schirmer lembra que ainda serão construídos mais quatro centros de triagem para desafogar presos em delegacias de toda a Região Metropolitana.
Exército
Schirmer destacou na entrevista concedida à Rádio Gaúcha que a partir deste mês haverá mais operações em conjunto com o Exército: inicialmente em Porto Alegre, mas depois também em outras cidades do Estado.
Uma das parcerias previstas é o policiamento do Parque da Redenção. O objetivo é que militares do Exército façam esse patrulhamento. Uma reunião que deve ser realizada ainda nesta semana pode decidir por uma data para o início das rondas.
Presídios
Em relação a presídios, Schirmer disse que está resolvendo o problema do esgoto na unidade de Canoas, que já tem ocupação parcial, e que ainda pode levar 90 dias para que novos detentos sejam encaminhados para a casa prisional.
O secretário da Segurança informou que na próxima semana vai anunciar os locais de três novos presídios: o Presídio Federal de Segurança Máxima (que teve 17 propostas de áreas, mas precisa ter 25 hectares em área plana e próximos a estrada e rodovia), presídio com verba federal e estadual e presídio estadual com 1 mil vagas (através de repasse de uma área na Capital para a rede de supermercados Zaffari). Neste último caso, o governo entregou, na semana passada, para o Zaffari, um projeto sobre área a ser cedida e deve receber uma resposta já na próxima semana.
Concursos
O secretário reforçou que o concurso para a Susepe está em andamento. Na Brigada Militar, 500 servidores foram chamados e novas nomeações devem ser feitas, ainda sem data. Para a Polícia Civil, ele reforçou que 440 foram chamados e mais 140 aguardam chamamento.