Uma investigação realizada pelo Ministério Público (MP) em conjunto com a Polícia Civil resultou na denúncia e decretação de prisão preventiva de quatro pessoas por crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, na Região Metropolitana, principalmente em Alvorada, nesta quarta-feira.
O quarteto, de acordo com o promotor Marcelo Tubino Veira, integra uma célula de uma das facções criminosas que agem principalmente na Região Metropolitana. Um deles, apontado como líder do grupo, já está preso.
Leia mais:
Família é encontrada morta dentro de casa no bairro Hípica, zona sul de Porto Alegre
Criminosos fazem reféns e assaltam três bancos em Maximiliano de Almeida
A Operação Mercado Jean foi realizada pela Promotoria de Justiça de Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro e Organização Criminosa, pelo Núcleo de Inteligência do Ministério Público (Nimp) e pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
De acordo com as investigações, a facção criminosa utilizava o Mercado Jean, em Alvorada, para lavar dinheiro obtido com roubo de carga, estelionato e tráfico de drogas. Entre 2014 e 2016, o esquema teria ocultado a origem de mais de R$ 1,7 milhão.
A pedido do MP, além de decretar as prisões preventivas e aceitar a denúncia, transformando os envolvidos em réus, a Justiça determinou o bloqueio das contas e a indisponibilidade dos bens dos suspeitos, entre os quais, três veículos (um deles, de luxo) e um apartamento em Cachoeirinha.