Uma armadilha cibernética bloqueou o sistema interno da prefeitura de Salvador do Sul, município de 7 mil habitantes a cerca de 20 quilômetros de Carlos Barbosa. O crime virtual foi descoberto na manhã de terça-feira. Um especialista foi acionado e conseguiu recuperar 90% dos arquivos, porém o site da prefeitura segue com problemas.
Leia mais
Em um ano, hackers atacaram 23 empresas e entidades da Serra
Hackers bloqueiam dados de sindicato de indústrias de Caxias do Sul
O problema foi descoberto quando servidores perceberam que arquivos com dados públicos foram renomeados e exigiam senhas, o que não ocorria antes. Os arquivos eram salvos desde 1995. Outro servidor danificado foi do setor de contabilidade e tesouraria.
De acordo com o técnico acionado, o sistema utilizado pela prefeitura é bastante vulnerável e o vírus que afetou o sistema pode ter entrado via e-mail ou pendrive. Aproximadamente 90% dos dados foram recuperados. Porém, arquivos de Microsoft Word e Excel seguem danificados, o que impossibilita a emissão de certidões, realização das licitações e contratos, entre outros.
A prefeitura faria um backup (cópia de segurança) dos arquivos de forma assídua, no entanto o ataque afetou justamente no computador onde esse salvamento era realizado.
– Estamos agora preocupados para que se recupere o máximo possível e depois garantir uma rede mais protegida, inibindo novas perdas – afirma o vice-prefeito Leo Haas.