O Rio Grande do Sul irá pedir formalmente à União a construção do primeiro presídio federal em território gaúcho. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (1º) em reunião na Secretaria Estadual da Segurança Pública. A decisão teve a aprovação unânime do grupo executivo do Gabinete de Gestão Integrada, do qual fazem parte representantes do Ministério Público, Poder Judiciário e secretarias estaduais.
Segundo o titular da pasta, Cezar Schirmer, o prefeito eleito de um município já o procurou e manifestou interesse de receber a casa prisional. O secretário, contudo, não adiantou qual seria a cidade.
"Hoje recebi um prefeito eleito que manifestou o desejo de receber um presídio federal. Localização não será problema", afirmou Schirmer. A ideia é levar o pedido formal ao Ministério da Justiça em breve.
Em setembro, o tema já havia sido discutido pelo governador José Ivo Sartori e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. No mês passado, ministérios públicos Estadual e Federal também passaram a pressionar pela medida.
O Brasil possui hoje cinco presídios federais. Caso venha a ser construído o do Rio Grande do Sul, será o segundo da região Sul - o outro fica no Paraná. Os custos de construção e de operação da casa prisional são todos da União.