Quem circula pelo comércio da área central de Farroupilha percebe que grande parte das lojas conta com vigilância privada. Nos últimos meses, o serviço tem sido ainda mais solicitado. A Embrasil Segurança percebeu incremento de 75% na procura pela vigilância. De acordo com Juliana Valêncio Regner, do setor administrativo da empresa, a maior preocupação é com assaltos e com furtos, que têm sido constates. Embora sem estimar um percentual, a Serrana Segurança e Vigilância também aponta aumento na busca pelo serviço a partir de outubro.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Farroupilha confirma que as empresas investem para garantir maior segurança. Segundo a executiva da entidade, Ana Paula Garbin, o período de final de ano, quando se intensificam as compras para o Natal, aliado à sensação de insegurança justificam os investimentos.
Apesar disso, o comandante da Brigada Militar de Farroupilha, Major Luís Fernando Becker, diz não houve aumento no número de assaltos na cidade neste ano. Segundo ele, a maioria dos vigilantes atua desarmado, o que inibe principalmente crimes menos ofensivos, como furtos. O comandante aponta que os vigilantes podem trabalhar apenas dentro das lojas. Além disso, é importante que o empresário esteja atento à credibilidade da contratada.