O Trovão Azul, ônibus que será utilizado para manter presos sob custódia, chegou por volta das 15h desta quarta-feira em Porto Alegre. Conforme a Superintendência dos Serviços Penitenciário (Susepe), o veículo foi levado para a Academia de Polícia Civil (Acadepol), onde passará por vistorias. Depois, o coletivo adaptado para servir como carceragem, será entregue à Brigada Militar e deverá ficar estacionado no pátio da 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), no bairro Navegantes, em Porto Alegre.
O secretário da Segurança Pública (SSP), Cezar Schirmer, confirmou na terça-feira a utilização do veículo como alternativa à detenção de presos que aguardam vagas no sistema prisional. O Trovão Azul tem capacidade para abrigar aproximadamente 30 detentos e era utilizado pela Susepe para transportá-los.
Diferente do micro-ônibus da Brigada Militar, depredado no Palácio da Polícia por seis detentos, possui grades no seu interior. Essa é uma medida emergencial adotada até a construção dos Centros de Triagem.