A Polícia Civil e o Instituto-Geral de Perícias vão receber um reforço no efetivo a partir da próxima semana. A previsão é que os agentes da Força Nacional comecem o deslocamento para Porto Alegre na próxima segunda-feira (21).
Porto Alegre está entre as três primeiras cidades a receber o efetivo da Força Nacional, que atuará especificamente na investigação e na prevenção de casos de homicídio. Além da Capital gaúcha, Natal e Aracaju serão o piloto do Plano Nacional de Segurança, em elaboração pelo Ministério da Justiça, que deverá ser estendido para todas as capitais até o fim de março do ano de 2017.
Na Polícia Civil, o reforço será de 27 servidores, sendo um delegado. De acordo com o Chefe de Polícia, Emerson Wendt, os agentes vão atuar na investigação de homicídios em áreas conflagradas pelo o tráfico de drogas, entre elas Rubem Berta, Lomba do Pinheiro, Vila Cruzeiro e Restinga.
O Instituto-Geral de Perícias recebe seis papiloscopistas e outros quatro peritos.
Policiamento de rua
No início de novembro, foi confirmado que os agentes da Força Nacional que atuam no policiamento ostensivo também vão permanecer por tempo indeterminado em Porto Alegre. Desde o início de setembro, 136 integrantes da Força atuam ao lado da Brigada Militar no policiamento ostensivo de Porto Alegre.