O anúncio de instalação de um centro de triagem para presos junto à Penitenciária Modulada de Charqueadas, feito na quinta-feira pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, irritou o prefeito da cidade da Região Carbonífera, Davi Gilmar (PDT).
– Estou surpreso e indignado com o desrespeito do governo com a nossa cidade. Sempre fomos parceiros do Estado: Charqueadas aprendeu a conviver com presídios, mas isso aqui não é a casa da "mãe joana" – disse.
Leia mais
Presos são algemados em lixeira na Capital Alegre devido à falta de vagas
Série de reportagens revela caos no regime semiaberto
O prefeito reclama que sequer foi comunicado do projeto do governo, do qual só tomou conhecimento por moradores do município, que o questionaram a respeito.
– Se o governo não der um passo para trás e não nos ouvir, usaremos todos os meios legais e de pressão para impedir a construção do centro de triagem. Se for preciso fechar as estradas, fecharemos. Protestar a gente sabe – afirmou.
Conforme Davi Gilmar, com a Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC), Penitenciária Modulada de Charqueadas, Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), 15% da população do município é de presos.
– São 6 mil presos e, desses, nem 1% é nascido ou já morava em Charqueadas. Já demos nossa contribuição para a instalação de presídios. Agora, queremos ajuda para atrair empresas – concluiu.
A secretaria da Segurança Pública disse que não irá se manifestar nesta quinta-feira sobre o assunto, pois o titular da pasta está em Goiás.