Um ponto de venda de drogas foi desativado durante uma operação policial dentro do Instituto Penal de Canoas, na Região Metropolitana, na manhã desta segunda-feira. Drogas, cerca de 50 celulares e até uma balança de precisão foram apreendidas. A 4ª Delegacia de Polícia descobriu a prática criminal enquanto investigava grupo de traficantes atuante nos bairros Rio Branco e Niterói. As informações são da Rádio Gaúcha.
A apuração da delegada Katia Reinheimer identificou que pelo menos 35 pessoas, moradores desses bairros, praticam roubos de casas e veículos para subsidiar o narcotráfico da região. Diversos núcleos criminosos foram reconhecidos, inclusive o que atuava no Instituto Penal – local onde mais de cem presos do semiaberto cumprem pena.
Três homens e uma mulher foram presos preventivamente. Além disso, três adolescentes e uma menina foram recolhidos. A delegada diz que os menores de 18 anos eram usados exclusivamente na venda e entrega das drogas.
Uma das maiores apreensões de maconha em 2016 em solo gaúcho foi parte do desmembramento da apuração que culminou na ofensiva de hoje. Em junho deste ano, 426 quilos da droga foram encontrados em uma casa no bairro Rio Branco.
Ao todo, 166 policiais civis e 44 agentes da Susepe participaram da operação “Ramificações”, que foi assim denominada por ter encontrado as práticas ilícitas a partir de um pequeno grupo de traficantes.