Preso após confronto com a Brigada Militar (BM) em Guaporé, Marco Antônio Martins Borchartt, 40 anos, foi transferido para a a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) na noite de terça-feira. A força-tarefa contou com agentes penitenciários de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Nova Prata, e apoio da Brigada Militar (BM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Leia mais
BM evita assalto a banco na Serra e prende integrante da quadrilha do Seco
Envolvido em confronto em Guaporé, carro é localizado pela BM próximo a Dois Lajeados
Homem tenta assaltar Banrisul com arma de brinquedo em Nova Araçá
Polícia Civil encontra plantação de maconha em estufa improvisada em Farroupilha
Borchartt possui uma extensa ficha criminal que inclui roubos a banco, carro-forte e pedágio, porte ilegal de arma de fogo e apreensão por artefato explosivo. Ele era integrante da quadrilha de José Carlos dos Santos, o Seco, uma das principais do Rio Grande do Sul em ataques contra carros-fortes e instituições financeiras.
Recolhido na penitenciária de Charqueadas, Borchartt progrediu para o regime semiaberto em julho e, em pouco tempo, evadiu. Seu paradeiro era desconhecido desde o dia 14 de agosto.
Cerco policial completa 36 horas
Após 36 horas, cerco aos comparsas de Borchatt prossegue entre Guaporé e Vista Alegre do Prata. Eles estavam em uma caminhonete Amarok, onde foram apreendidos um fuzil M4 e 40 bananas de dinamite. A suspeita é que o bando se preparava para atacar uma agência bancária quando foi surpreendido pela presença policial.
Um Hyundai i30 participou da ação criminosa. O automóvel foi encontrado pela BM na manhã de terça-feira próximo a Dois Lajeados. Duas mulheres, uma adolescente de 16 anos e uma criança de colo tripulavam o veículo. As adultas foram indiciadas por associação criminosa.