Um confronto entre apenados no pátio do Presídio Regional de Passo Fundo, no norte do Estado, terminou com cinco detentos feridos na tarde desta segunda-feira. De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a confusão teria começado por volta das 15h30min.
Leia mais:
Câmeras de segurança flagram execução de jovem em aeroporto de Porto Alegre
Policiais de três cidades em busca de matador de corretora em Canoas
Assassinato no aeroporto teria ligação com relacionamento reprovado por facções rivais da Capital
A briga teria acontecido durante o banho de sol dos apenados. Segundo a Susepe, dos cinco presos feridos, três foram encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), localizado no centro de Passo Fundo, com ferimentos de arma de fogo – tiros de raspão – e de arma branca, efetuados por um facão. Segundo o setor de emergência do HSVP, o estado de saúde dos internos é estável.
Os outros dois feridos sofreram apenas escoriações leves e não foram encaminhados ao hospital. Nenhum agente ou policial ficou ferido na ação. Os envolvidos na briga seriam presos da galeria C da casa prisional. Segundo a Susepe, o conflito foi controlado pelos agentes do órgão com o auxílio da Brigada Militar (BM) de Passo Fundo. A rua que fica em frente ao presídio está interditada pelas forças de segurança.
Segundo o soldado Daniel Mandelli, da BM, a suspeita é que os próprios apenados seriam os responsáveis pelos disparos de arma de fogo. Uma guarnição do Grupo de Ações Especiais (GAES) da Susepe foi enviada ao município para realizar uma operação dentro do presídio. Revistas serão realizadas no local para identificar as possíveis causas do tumulto, os principais autores e os responsáveis pelos tiros.
*Zero Hora