Os 120 policiais cedidos pela Força Nacional de Segurança chegaram à Capital por volta das 16h40 deste domingo. O efetivo foi apresentado no 9º Batalhão da Polícia Militar, na Avenida Praia de Belas, onde ficará alojado.
Os agentes reforçarão o policiamento nas ruas de Porto Alegre a partir da próxima terça-feira (30), quando irão se juntar ao efetivo que atua na Operação Avante, iniciada em janeiro e que hoje conta com 160 policias na Capital. O horário previsto para as tropas estarem nas ruas é no início da manhã, próximo das 6h.
Ao todo, são 113 homens e sete mulheres, armados com pistolas .40 e fuzil 5.56. Trinta viaturas também chegaram à Capital.
VÍDEO: Força Nacional de Segurança já nas ruas da Capital. Transeuntes aplaudem a tropa @RdGaucha pic.twitter.com/aeNlFKHQbH
Enquanto as viaturas passavam pelas ruas, motoristas buzinavam e pedestres aplaudiam, referenciando a tropa. Todos os policiais estavam no Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos. Eles vieram pela BR-101, ingressaram na Freeway, e seguiram já na Capital pela Avenida da Legalidade, Mauá, Loureiro da Silva, Avenida Borges de Medeiros, Av. Ipiranga e por fim Avenida Praia de Belas.
Provavelmente, conforme o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas, os policiais ficarão nos principais cruzamentos e atuarão fazendo abordagens em carros, ônibus e pedestres - assim como é feito na Operação Avante.
A ideia inicial do Governo do RS era colocar os homens na guarda de presídios. No entanto, quando a cúpula da Segurança Pública foi informada sobre a chegada de viaturas junto com as tropas, foi definido que atuarão no policiamento ostensivo. O efetivo deve atuar somente em Porto Alegre, mas não é descartada possibilidade de deslocamento para outros municípios. Outros 30 policiais devem chegar nos próximos dias.
Na segunda-feira, será feita reunião de integração entre o comandante da tropa, tenente-coronel Alexandre Aragon, e o comandante do policiamento na Capital, tenente-coronel Mario Ikeda. Serão definidos os locais onde as tropas atuarão para que na terça seja possível dar início ao trabalho.