A polícia mantém sob custódia na Unidade de Queimados do Hospital Cristo Redentor (HCR), em Porto Alegre, o funcionário do Centro Novos Horizontes (CNH) André Fuentefria Quadrado. Ele é responsabilizado, com outras cinco pessoas, pelo incêndio na clínica de reabilitação de Arroio dos Ratos, na Região Metropolitana, que matou sete internos na quinta-feira. Fuentefria está com a prisão preventiva decretada. Seu quadro é estável.
– Ainda há duas pessoas que não encontramos. O dono e o gerente da clínica – disse o delegado Pedro Urdangarin.
Leia mais
Prefeitura emitiu alvará mesmo tendo constatado travas nas portas
"Queria ter salvo meu irmão", diz monitor da casa que estava de folga
"Achei que fosse algum tipo de brincadeira", descreve interno após incêndio
Proprietário do centro, Anderson Wagner dos Santos Zottis estaria retornando de uma viagem ao Exterior. Ele o gerente da clínica, Roberto Carlos Lindner Dolejal, também estão com prisão preventiva decretada. Dolejal, conhecido como Ratão, estava no local no momento do incêndio, mas teria fugido após ameaças de agressão por parte dos internos.
Além de Fuentefria, outros dois seguem internados em estado grave no Hospital de Pronto Socorro (HPS) e no Cristo Redentor, em Porto Alegre. A polícia ainda aguarda o resultado das perícias feitas no local do crime e a necropsia nos corpos.
Neste sábado, a direção da clínica publicou uma nota em sua página no Facebook, na qual lamenta o episódio. "Informamos que o Centro Novos Horizontes está à inteira disposição da Justiça para ajudar na apuração dos fatos e nas investigações das causas do incêndio, e que sua prioridade neste momento é a assistência aos pacientes e aos familiares das vítimas", diz um trecho do documento.
Leia a nota na íntegra:
A respeito do triste episódio ocorrido na quinta-feira, em uma das unidades do Centro Novos Horizontes (Arroio dos Ratos), manifestamos nosso profundo pesar e nossos sentimentos a todos os familiares, amigos, e envolvidos nessa tragédia.
Durante este final de semana um canal de contato estará disponível para que os mesmos possam sanar dúvidas mais imediatas (telefone: 51 8581.9654) e, a partir de segunda-feira (25/07), haverá uma equipe de prontidão na sede na instituição para prestar todo apoio psicológico e jurídico necessário.
Sabemos do impacto que causa uma tragédia como esta e que nada reverterá o que aconteceu, mas estamos fazendo o possível para minimizar os danos e esclarecer os fatos, inclusive no que diz respeito à legalidade do estabelecimento e regularidade da documentação da unidade de Arroio dos Ratos.
Nesse sentido, informamos que o Centro Novos Horizontes está à inteira disposição da Justiça para ajudar na apuração dos fatos e na investigação das causas do incêndio.
Para finalizar, salientamos que o Centro Novos Horizontes é uma instituição sem fins lucrativos, comprometida com a recuperação e o tratamento de dependentes químicos, e que desde 2007, quando começou a atuar, jamais vivenciou situação parecida.
Morreram no incêndio os internos:
Gabriel Souza Rosa, 19 anos
Samir Prestes Ferreira, 24 anos
Paulo Herivelto, 24 anos
Gustavo de Brito Fagundes, 32 anos
Elivelton Silva, 29 anos
Adriano de Sousa Antunes de Souza, 54 anos
Matheus Petrich, 24 anos